sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Hélio Oiticica foi um importante artista brasileiro que fez parte do Movimento Concreto nas artes plásticas no meio do séc. XX. Hélio tem uma concepção interessante em seu trabalho sobre o Brasil e o samba, porque acredita na perda da individualidade e entrada na coletividade, quando por sob efeito do samba (quando rufam os tambores e a terra treme). Algo parecido com o terreiro onde os orixás descem nos corpos dos humanos para celebrar a grande festa aos "deuses"africanos. Hélio acredita que o homem, quando dentro de uma roda de samba ou sob a influencia da música e da dança, "enlouquece" no ritmo, e perde a alma individualista para a alma coletiva, algo similar também com o que ocorria nos bacanais greco-romanos de Dioniso, quando as bacantes subiam o morro e se esqueciam de seus papeis sociais para acompanhar o grande deus da orgia e do vinho. Era uma grande passeata de canto, dança, beberreira e delírio.

o samba, querendo ou não, une o branco com o preto, o pobre com o rico, o baixo com o alto, o bêbado com o sóbrio, e ao ritmo dos tambores e do canto, todos extasiam, deliram, sorriem e se olham; olham as almas, não olham os olhos.

assim, os homens na roda de samba, dão as mãos, combinam os pés, unem os corações na alegria pela música, pelo ritmo brasileiro e por seus ancestrais. No momento da roda, todos os coraçoes se amam.

se o samba é isso e mais um pouco, então, podemos afirmar sem sombra de dúvida que o coletivo tutu, isto é, público, djs, agregados, novos e antigos, todos, são também o samba.


serviço

TUTU BELEZA @ a coisa

DOMINGO, 7 de setembro de 2008, 17h-22h.

rua amador bueno, 1300

r$ 5,00


djs

17h00 matchola
18h30 simone duboc
19h15 rogerio brito
20h00 rogerio shareid
20h45 eduardo brecho
21h30 danilo psico


estrutura

flyer: pedro bó (design), isabella lotufo (ilustração)

sistema de som: danilo psico

promoção: rogério brito

texto: isabella lotufo

Nenhum comentário: